Oficina de Arte Gráfica

Fazendo Arte....

Já imaginou capacitar-se e ainda ganhar um bom dinheiro com algo divertido e muito interessante? Tenho certeza de que sim. Por isso mesmo, aprender a operar o Corel Draw com todos os seus aplicativos e em toda a sua capacidade permitirá a você entrar num mundo totalmente diferente do que você sempre imaginou em matéria de artes gráficas.
O Corel Draw lhe permitirá criar logotipos, cartazes, aplicações para artes gráficas e inúmeros outros elementos que sua capacidade de criação puderem imaginar. Por sua versatilidade, o Corel Draw desperta interesse entre os amantes e trabalhadores das artes gráficas, da publicidade, da fotografia, do Webdesign e de inúmeras outras atividades profissionais em que seja preciso um programa capaz de permitir ao operador a aplicação de todo o seu potencial criativo sem ressalvas, limitações ou restrições de ordem técnica e conceitual.
Um operador consciente e que domine com perfeição o Corel Draw pode ser um elemento chave em muitas empresas do ramo gráfico. Da mesma forma, o domínio de todas as potencialidades desse maravilhoso software, capacitará o operador de Corel Draw a executar trabalhos na modalidade “freelancer” em sua própria residência de forma totalmente profissional e esmerada. Propiciando assim, um trabalho com muito mais qualidade de vida e sem a necessidade de deslocar-se diariamente para zonas como os centros das grandes cidades. Um verdadeiro martírio nos dias de hoje.
Para o jovem que deseja iniciar uma carreira promissora e bem remunerada, um bom caminho e uma boa opção para se tornar um profissional desejado e “caçado” pelo mercado de trabalho é a realização de um curso de Corel Draw. Além disso, elaborar um bom portifólio que possa mostrar claramente sua desenvoltura na utilização do software e seu talento com as ferramentas disponibilizadas pelo programa, provocará encanto e impacto nos responsável pela contratação e preenchimento de vagas. Da mesma forma, a elaboração de um portifólio com seus trabalhos feitos no Corel Draw, dará uma idéia bem clara ao contratante do todo o seu potencial criativo e de seu talento para “a coisa”.
Assim, ao considerar uma opção para carreira ou para investimento em um curso profissionalizante, analise com carinho a possibilidade de dedicar-se ao aprendizado do Corel Draw. É importante dedicar-se e buscar um curso que possa lhe oferecer um parque tecnológico de ponta e versões o mais atualizadas possíveis do software. Desta forma, você garantirá que está aprendendo o que há de mais atual e o de melhor em matéria de design gráfico. E que, ao fim do seu curso, se transformará num profissional capaz de traduzir todos os desejos e aspirações das empresas que te contratarem.
A verdade é que, com o Corel Draw, seja você um profissional contratado por uma grande, média ou pequena empresa; ou um profissional que trabalha no conforto e aconchego do seu próprio lar, o Corel Draw será a ferramenta capaz de lhe proporcionar o sustento e uma boa porção de lucros. Então, não fique aí parado. E prepare-se para ficar empregado.

Introdução ao Corel Draw

O Corel Draw é um programa de design gráfico intuitivo, utilizado para desenvolver desenhos gráficos vetoriais e bidimensionais. Com ele a criação de arte-final, desde rabiscos simples até ilustrações complexas fica fácil. As ferramentas do Corel Draw foram projetadas visando atender às exigências dos profissionais de editoração e criação, seja o material produzido para Web ou para impressão.
Dentre os materiais que podem ser produzidos com o Corel Draw cito: desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas, etc) confecção de cartazes, etc.
Essa foi apenas uma introdução sobre o que é possível fazer com o Corel Draw, para conhecer mais sobre este programa, suas versões e história
clique aqui.

Conhecendo a Terminologia do Corel Draw


Conhecer a Terminologia e a Área de Trabalho de qualquer aplicativo é muito importante, mas a do Corel Draw é mais importante ainda, pois facilitará o entendimento dos conceitos e procedimentos do aplicativo. Vamos conhecer então os termos utilizados:Objeto
É o elemento de um desenho, pode ser: imagem, linha, curva, forma, texto, símbolo ou camada.

Desenho
É o trabalho criado no Corel Draw, pode ser: logotipo, arte-final, panfletos e etc.

Gráfico Vetorial
É uma imagem gerada a partir de valores numéricos que determinam a posição, o tamanho e a direção do desenho de linhas.

Bitmap
Imagem composta de grades de pixels ou pontos.

Janela de Encaixe
Contém os comandos disponíveis e configurações relevantes para uma ferramenta ou tarefa.

Menu Desdobrável
É o botão que abre um grupo de ferramentas do menu relacionado.

Texto Artístico
Texto onde é possível aplicar efeitos diversos.

Texto de Parágrafo
Texto onde é possível aplicar formatação e pode ser editado em blocos de tamanhos maiores.

A Janela do Corel Draw


Ao ser iniciado, o Corel Draw abre uma janela onde serão desenvolvidos os trabalhos. É nesta área que você irá trabalhar utilizando as ferramentas apresentadas na barra de ferramentas, paletas, menus etc.
No centro da janela terá sempre um retângulo, que é a sua página de desenho, esse retângulo poderá ter o seu tamanho alterado, como veremos mais adiante.


Janela do Aplicativo


Os Componentes da Janela


Acompanhe através da imagem abaixo a localização dos componentes da janela e logo abaixo os seus nomes e funções.

Janela do Aplicativo com Numeração dos Componentes


1) Barra de Ferramentas – Contém atalhos para menus e outros comandos.
2) Barra de Título – Exibe o título do trabalho que estiver aberto.
3) Réguas – Bordas verticais e horizontais muito utilizadas para determinar o tamanho e a posição dos objetos em um trabalho.
4) Caixa de Ferramentas – Barra com as ferramentas para criar, preencher e modificar os objetos do desenho.
5) Janela de Desenho – Área fora da página de desenho.
6) Página de Desenho – Área retangular dentro da janela de desenho.
7) Janela de Encaixe – Janela que contém comandos e configurações para uma ferramenta ou tarefa.
8) Paleta de Cores – Barra de encaixe que contém uma amostra das cores.
9) Barra de Status – Área onde são apresentadas informações de propriedade dos objetos e a posição do mouse no momento.
10) Navegador de Documentos – Área onde ficam os controles para navegar entre as páginas do trabalho.
11) Barra de Menus – Local onde estão os comandos do programa.

Terminamos aqui a nossa primeira aula do Curso de Corel Draw X3, na próxima aula vocês verão:
- Ferramentas da Área de Trabalho Padrão
- A Barra de Ferramentas
- A Caixa de Ferramentas
- A Barra de Propriedades
- As Janelas de Encaixe
- A Barra de Status



Coordenação Ana Paula Estevam