Inclusão Digital


Estamos na era da “digitalidade”, da informação e da comunicação. Algumas pessoas têm contato com a tecnologia desde cedo. Apresentam uma bagagem de conhecimentos tecnológicos que lhes permitem ir sempre mais além. Isso faz pensar na progressão que boa parte da população, que não pertencem à essa geração digital, precisa adquirir não só para acompanhar esse desenvolvimento, mas principalmente os avanços que surgem em decorrência dessa geração digital. 
Curso Inclusão Digital 2010

Muitas pessoas ainda apresentam uma relação muito distante com esses recursos, seja por medo ou por falta de oportunidades de conhecê-los melhor, o que gera um certo desconforto de sua parte quando se deparam com situações em que a utilização dos mesmos é essencial (bancos, supermercados, caixas eletrônicos, cartões de crédito, etc.). A tecnologia tem um papel importante em nosso dia-a-dia. Mesmo quem não tem computador em casa ou no trabalho convive com recursos tecnológicos e deles depende direta ou indiretamente. 
Pretendemos que este projeto de ação social seja uma contribuição no processo de democratização da informação, formando cidadãos melhor informados e garantindo uma maior participação na vida da sociedade. Nesse sentido, estimulando o debate e avaliação das ações da comunidade.
Objetivo Geral
Democratizar o acesso a modernas tecnologias a crianças, adolescentes e jovens pertencentes a comunidade da Prainha e Aldeia, oportunizando-lhes conhecimentos básicos na área de informática, de forma a contribuir na sua formação para o exercício da cidadania em uma sociedade globalizada.
Objetivos Específicos
Espera-se que a execução do curso os alunos sejam capazes de:
- Oferecer oportunidade de utilizar os recursos da Informática para aprimorar conhecimento.
- Familiarizar os alunos com o recurso tecnológico, contribuindo para que os mesmos estreitem suas relações com a tecnologia, inserindo-se melhor ao contexto da modernidade.
- Desenvolver a auto-estima no processo de aquisição do conhecimento;
- Acreditar nas próprias descobertas e valorizar-se enquanto pesquisador de seu próprio aprendizado;
- Ampliar sua capacidade de trabalhar coletivamente, envolvendo-se em grupos de interesse, utilizando
  ferramentas como exemplo a web para auxiliá-los em suas atividades;
- Utilizar o computador para auxiliá-los nas tarefas do dia a dia.

Professor Leandro           Contato: leoadse@gmail.com