quarta-feira, 2 de março de 2011

Reciclagem & Meio Ambiente

A idealização e a criação do ponto fazem parte do programa “Manchas Órfãs – Conscientização da Comunidade Pesqueira e Náutica”, que integra a obra de aprofundamento do canal de acesso ao Porto, em parceria com a comunidade de pescadores, Prefeitura de Guarujá e o empreendedor do estaleiro.
A iniciativa faz parte do monitoramento da dragagem de aprofundamento do Porto. O objetivo do programa é a reciclagem de óleo lubrificante usado pela comunidade pesqueira. O local é escolhido pelas condições de fácil acesso, pois tanto por terra, quanto pelo canal, os pescadores poderão depositar o óleo usado.
A participação da comunidade pesqueira na atividade, além do benefício ambiental, trará também retorno financeiro, pois a empresa Lubrasil pagará por cada volume de óleo reciclado. O presidente da Colônia Pesqueira do Guarujá, Edson Santos Cláudio, e Maura Cristiane Santos Bilro (Capatazia da Z-3), em Santa Cruz dos Navegantes, vão garantir a manutenção da campanha de coleta e assegurar o retorno do benefício aos pescadores.
“O incentivo financeiro para os pescadores da capatazia de Santa Cruz contribuirá para ajudar em várias necessidades da comunidade, como a compra de redes, cuidados médicos para pescadores afastados, entre outras coisas”, explicou o biólogo e consultor da Fundespa, Marcos Silveira.
Regido pela Resolução Conama nº 362, de 2005, que trata do gerenciamento de óleo lubrificante usado, a logística reversa para reaproveitamento do resíduo terá as seguintes etapas: segregação do óleo por parte do pescador, que o depositará em coletor de 200 litros, localizado no estaleiro.
Cada vez que completar o volume do coletor, a empresa Lubrasil será acionada para providenciar a coleta do material em caminhão adaptado para o serviço, conforme os requisitos da Agencia Nacional de Petróleo (ANP). A empresa refinará o resíduo, de modo a permitir que sirva como matéria-prima para a produção de novo óleo lubrificante.
O ponto coletor que funcionará de segunda a sexta, em horário comercial, será sinalizado com auxílio de faixas, sendo visível, tanto por terra, quanto pelo canal de acesso ao estaleiro.
A cerimônia conta com a presença da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente; Fundação de Pesquisas Aquáticas (Fundespa), Codesp, Cetesb, Ibama, e toda a população pesqueira, através da associação dos pescadores e capatazia.