terça-feira, 29 de março de 2011

Arte em Escamas

Em busca de alternativas econômicas para a geração de renda no município, a ONG Meninos da Enseada irá promover em maio, o curso de artesanato com escamas de
peixe. Além de ter grande aceitação, a arte com escamas de peixe ajuda a conservar o meio ambiente.
O trabalho artesanal envolve arte e geração de renda na criação de rosas, botões, mini rosas, panamás.
As rosas são desenvolvidas em processo totalmente artesanal. As escamas são higienizadas com fungicida e bactericida e depois coladas uma a uma com cola à base de água. As rosas podem ser lavadas sob um jato d´água rapidamente. Só não dá para deixar de molho.
Apesar da delicadeza do aspecto, elas são resistentes à queda e impactos. Ficam bem em qualquer ambiente da casa. Seja no living, no lavabo, no quarto, na sala de jantar ou na cozinha.  Podemos criar até buquê de casamento com rosas de escamas.

Materiais:

Folha de palha de coqueiro da Bahia
- Estilete
- Cola quente
- Caramujos da lama
- Escamas de Peixe
- Massa epóxi
- Tinta para tecido Acrilex na cor verde-musgo

Passo a Passo

1- Pegar a palha da folha de coqueiro limpar com estilete fazendo a haste da flor.
2- Em seguida, pegue o caramujo e coloque na ponta fina da haste com cola quente, fazendo assim o miolo da flor. 3- Separe três escamas de tamanho pequeno e cole uma por uma em volta do caramujo, com o lado curvado para cima, fazendo assim a primeira carreira.
4- Em seguida, separe quatro escamas de tamanho maior que as primeiras, colando cada escama na junção das escamas anteriores, fazendo assim a segunda carreira.
5- Para a terceira carreira, repita novamente o prodecedimento anterior, colocando cinco escamas de tamanho maior que as anteriores nessa carreira.
6- Selecione quatro ou cinco escamas de tamanho maior que as já colocadas, e vá colando uma a uma com o lado curvado para baixo.
7- Depois da flor pronta misture a massa de fixação para dar o acabamento.
8- Faça uma bolinha pequena e em seguida, uma cobrinha.
9- Coloque em volta da haste apertando com o dois polegares na parte de baixo da flor.
10- Espere secar, e com tinta de tecido verde musgo, pinte a massa de fixação para cima formando o cálice da flor.


Buquê Flores de Escamas